![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-N49JMqonRW30tiYLnT6v1JQ0LOIr4WndpddX6-8ge5mHjlfDcYvpvX2cKdLUgO8flGbPmy5D4c6pB2UTLwbume4RyoJALvjF4HIrdsXAq6uF6jo5Fbc1oORQhvcL4CqCZkpsxR5BBmQ/s320/Paris+044.jpg)
Estava na altura de contactar os Agentes locais. Apesar de colegas, alguns não tinham perfil para desempenhar a missão em causa, e estavam mais habituados a doce vida local e contrariamente ao ritmo da cidade, estes parecia estarem dominados por uma pacatez de outros tempos. Bem, tinham de se ajustar e contar essencialmente com eles próprios. Nem mesmo, poderiam contar com apoio de retaguarda, uma vez que a sua missão não lhes estava inicialmente destinada. Também aqui a moda do outsourcing ditava as suas regras.
Afinal uma Missão que, quem avaliasse de fora diria que seria uma promoção e um acreditar no seu potencial à laia de indigitação dos embaixadores para as principais capitais do mundo na carreira diplomática, aqui revestia-se de um presente envenenado. Se corresse bem era porque era uma Missão fácil, mais umas férias e por conseguinte o retorno seria zero. Se corresse mal era que as suas ideias na estruturação da Missão e dos objectivos que preconizava no seu trabalho estavam ultrapassadas e por conseguinte a sua carreira terminada. Talvez a terminasse com um destacamento em Maputo, qual Sibéria para os Agentes que não se enquadravam nos novos desígnios e rumos definidos para o seu Departamento. Aliás já havia alguns seus colegas que defendiam a sua transferência antes mesmo da Missão chegar ao fim. Que não era trabalho para um Agente, que devia ter ido alguém com características de Analista.
Como costumava dizer "Se fosse bom não era para nós.". Era um jogo viciado à partida.
7 comentários:
Óh que vitimazinha da sociedade....trabalha, mas é!!!!
sempre a queixar-se e tem uma vidinha tomara muitos arrumadores de carros!!!!
- Oh Agente de 1 estrela de 5 pontas, queres que te mexa uns ovos?
“O quê! ...se o Allez faz uns pratos de carne ou peixe que nem Mâitre d’Hotel porque é que agora está a falar em ovos mexidos? Este também já me está a querer entalar!... Deve pensar que isto é dele....”
“Já não é o primeiro ! ... e acabei de chegar a esta Missão!. Ainda bem que trouxe os Manuais de Sobrevivência em Português, a língua que me desenrasco melhor. Os chavalos nem sabem com quem se metem e vão ficar a saber que também se abatem.“
“Ainda ontem recebi um fax da Sede. Larguei-o na mesa da sala ... Nem o li....Nem o vou ler ... Deve ser mais um desafio... daqueles desafios ... confirmado o VOO 3545 LAM.... Há gajos invejosos que desde a primeira hora que já têm as malas prontas...... é só eu dar um sinal de fraqueza e zás, estou substituído...Gajos que todos os dias estão a arranjar um caldinho contra mim”
“Mas enganam-se! Apostei tudo nisto...ninguém tinha competências como as minhas... e estou aqui sem cunhas... Agora que já tenho controlado e obra feita, vinha alguém tomar conta da loja? ...Isso é que era bom! E eu que já estou habituado à cerveja de cá que não me faz azia ...Os chavalos nem sabem com quem se metem! Abatê-los antes que alguém me abata!“
“Isto aqui não é trabalho para Analistas...é demasiado intelectual. Os gajos que ganham mais que eu que vão para mais longe, para Maputo que lá também há cervejas e gajas boas...Como o outro ....que se fartou de trabalhar por essas terras longínquas (fosga-se, assistir à sombra dum coqueiro à mudança dum pneu duma pickup numa picada por um gajo à torreira do sol que já tinha também a alma negra, uff deve ser obra)."
- Oh Agente de 1 estrela de 5 pontas, QUERES OU NÃO OVOS MEXIDOS?
“Este gajo já me está a levantar a voz...é assim que eles começam a calvagar"
- Oh Agente de 1 estrela de 5 pontas, se não queres, orienta-te tu!
"Ainda não jantei e já comia qualquer coisa... Se não comer agora, só anmanhã”
- Tá bem, mas mal passados, sff
- Ok! Oh Agente de 1 estrela de 5 pontas! Já viste que o pessoal da Sede mandou a receita do Pão de Ló por fax? Foram simpáticos!
Agente,
atenta bem nas minhas próximas palavras!
Há sempre alguém à espreita de escorregadela alheia:
- alguns analistas aguardam a hora de atacar um qualquer agente enfraquecido, até pela hora de maior calor, em pleno campo aberto
- algumas alforrecas aguardam a hora de substituirem o escrivão mor do corrente blog, numa luta bárbara de competências narrativas e prosaicas,
e em qualquer uma delas, eu aplaudo o que melhor resultar!
- Oh Allez, anca cá, sff
- Agora não posso! Estou a enformar os pasteis de bacalhau!
- Ou vens imediatamente ou não sabes o que te espera!
- Oh Agente de uma estrela de 5 pontas, agora não dá jeito nenhum. A que horas é que queres jantar?
“Sacana do gajo nunca vem à primeira ...tenho que continuar a apertar com o gajo senão não faço nada dele....”
- Allez, primeiro o trabalho depois a brincadeira. Anda cá!
- Oh Agente de uma estrela de 5 pontas, diz lá!
- Manda aí um mail ao Etnalaf Ateracip que eu te vou ditar:
Caro Etnalaf Ateracip
Desculpa não te fazer esta comunicação pessoalmente mas o trabalho aqui é tanto que não me dá jeito de passar pela Sede nas próximas semanas. Mas não queria deixar de mostrar a minha preocupação pelo estado de espirito do Ataim Adzam. Estivemos a falar ao telefone ele está mesmo em baixo. Temos que fazer qualquer coisa e eu lembrei-me do seguinte: Sabes como ele gosta do Benfica, não sabes?. E sabes como ele tem uma adoração pelo Pantera Negra, não sabes?. Se em vez de o mandares para Missões menos desafiantes porque é que não o convidas para ir à terra do Eusébio (independentemente do país que for, não estou a ligar a isso). O gajo ia ver o hospital onde ele nasceu, o liceu onde ele estudou, o estádio de futebol onde ele jogou, aquilo e tal e outra coisa qualquer, descontraía, aproveitava e fazia também qualquer coisa para o ROSSY. Não te quero influenciar. Sei que és tu quem mandas na tropa e que tens tudo planeado ao milímetro mas estou convencido que era bom para ele e também para a Sede (pelos menos não era necessário gastar mais dinheiro em vacinas).
Não te incomodo mais até porque eu e o Allez temos agora uma reunião (em francês)com os bigs aqui da praça.
Um abraço do Agente de uma estrela de 5 pontas, sempre à tua disposição.
- Allez, toca a andar aos pasteis de bacalhau. Então não desligas o pc? Onde está o comando da televisão? Aproveita e desliga a luz da casa de banho que deixei ligada ainda há pouco? Vou-te já dizer, se o Ataim Adzam vier para cá, vais ter uma vida desgraçada. Ainda vais ter saudades minhas. Não faças essa cara, eu fico cá até ao fim! Espero eu!
òh!! maldita inspiração...
Antes que me calhe em sorte...porque ainda por cima é meu costume jogar, devo-me antecipar à queda do piano de cauda.
Por vezes a inveja é uma coisa feia...ugly como dizem na terra no Eusébio...ou será do KRIStiano!?!
Assim sendo, cá vai (que é sempre uma expressão engraçada e utilizada com Coragem):
Dear Etnalaf Ateracip:
Depois de muito analisar esta temática que me causa angustia, alcancei uma rotunda de múltiplas saídas:
- devo sair na saída (tal como diz a catraia do Tom Tom) que me tornará um agente de 1 estrela com 5 bicos, perdão, pontas e desgastar-me na vã tentativa de não falhar...quando já sabemos que com o "sistema" só ganham as equipas que vestem de azul?
- devo saber trabalhar com aquela ferramenta de gerir actividades, naquela versão intermédia entre o excel e o access, aprendendo também os conceitos que ninguém usa, permitindo que carregue o cartão de pontos de uma alforreca em fuga...mas que não sabe dos documentos assinados para passar a fronteira?
- ou será um "desafio" maior aprender a utilizar o apito, a linguagem gestual e a obedecer às ordens de permanência, sentado, na total duração de uma reunião...tornando bem apimentelada a boa arte da relação, substituindo no que ao operacional diz respeito, o risco pelo suporte?
- ou, corporizando o rosto da antítese do comprimidinho azul, devo ir-me sem voltar-me, ao contrário do Agente Estrelado (Allez, cuidado com os ovos, pá!)…para tentar perceber a dicotomia existente entre carreira e função, entre carreira e categoria e entre categoria e função?
- ou devo-me manter fiel às minhas origens e relembrar como trabalhar uma árvore de decisões?
Da maneira como se gerem as prioridades…escolho a que tiver um maior e mais bonito busto (evolução erudita de par de mamas).
- Oh, Agente de 1 estrela de 5 pontas, viste o comentário do Ataim Adzam?
- Não me digas que gajo não resistiu e aceitou as férias em Maputo?
- Não sei, não consigo perceber. É muito latim para a minha tola!
- Mas fala em Paris?
- Também não consigo perceber. Parece-me que está um bocado pouco indeciso
- Mostra lá isso, não estejas a interpretar mal. Olha lá oh Allez, aproveita e vai por o bacalhau a demolhar.
“Antes que me calhe em sorte...porque ainda por cima é meu costume ... ................................................................................................”
- Oh Allez, estás com sorte!
- Então?
- Afinal o Ataim Adzam não está indeciso. Até pelo contrário. Quer garantir que a sua ascensão na carreira seja rápida. Chegou à conclusão que só terá benefícios se trabalhar com gajas que tenham um grande futuro à sua frente.
Enviar um comentário